Atributos de Equipe (AE)
“O que é?”
Área que trata dos projetos sociais, marketing, conexão (com patrocinadores e comunidade) e documentação da equipe.
Eventos
Encontro de Gerações
No dia 18 de outubro foi realizada uma reunião onde todos os antigos membros, mentores e técnicos da equipe foram convidados. Esse encontro teve o objetivo de celebrar a história da equipe de uma maneira diferente e divertida. Todos que participaram foram encorajados a trazer um prato de comida e a se fantasiar, já que já existia um clima de Halloween.
Além disso, também houve uma competição para decidir qual era a fantasia mais engraçada, qual era a mais assustadora e a mais complexa, nessa competição foram concedidos prêmios fabricados com a cortadora a laser da equipe.
Projetos Sociais
AltaCast
- Neste mês foi postado o 8º episódio do AltaCast, com a Stephanie Spilak, e o 9º episódio, com a Luiza Venturini. Nessas gravações as integrantes da equipe tiveram a oportunidade de conhecer a história dessas duas profissionais e também entender suas opiniões sobre os estigmas relacionados a mulheres dentro da área da STEM.1
Latinha Solidária
- A equipe comprou e decorou os toneis nos quais serão armazenadas as latinhas e entrou em contato com os alunos do colégio para explicar o projeto.
Cursos
- Os cursos estão sendo continuamente produzidos pela equipe; além disso, foi adicionada uma função de criar uma conta no site da equipe, onde o usuário pode manter registro dos cursos que está fazendo.
Robótica para Todos
- Os alunos entraram em contato com uma organização e marcaram duas visitas para que sejam feitas aulas sobre a robótica no local.
Documentação
Na área da documentação foi iniciado o portfólio de engenharia da equipe, com um novo modelo de design e novas estratégias de escrita. Os integrantes também começaram a desenvolver o caderno de impacto, que consiste numa documentação diligente de todos os dados de impacto relacionados à temporada atual.
Além disso, a equipe também continuou a fazer relatórios sobre progressos significantes e qualquer tipo de marco de desenvolvimento.
MCI (Máquina, Criatividade e Inovação)
“O que é?”
Área que trata da engenharia e programação do robô.
Engenharia
No início do mês de outubro, na área da engenharia, foi feita uma reunião para discutir o que seria feito no robô. Após a reunião foi feita a prototipagem da ideia que havia do robô no CAD (software de criação de projetos), para que os integrantes pudessem ter uma melhor visualização e ter o modelo que seria usado para criar o material.
O protótipo desenvolvido neste mês possui uma rampa para que o artefato (objeto de jogo), consiga chegar até o shooter (lançador do artefato, há também o mecanismo de in-take (coleta do artefato)), porém é preciso desenvolver mais este mecanismo e dispor de 3 Pods de odometria (sensor de movimento), para poder ter uma melhor movimentação do robô.
Programação
Visão Computacional
O mês de Outubro foi iniciado com a área da Visão Computacional — área da programação que foca na visão do robô dentro da arena — realizando testes com a detecção de objetos de jogo, porém, esse projeto foi descontinuado e só permaneceu a detecção das AprilTags (QR Codes da arena que tem a funcionalidade de auxiliar o robô a se localizar dentro da arena e programar uma ação específica com base em sua localização). Também foi programado um centralizador para que o robô pudesse se centralizar com as AprilTags para ganhar pontos de forma alinhada; após vários testes com o centralizador, foi iniciado um código do período autônomo para testes. Entretanto, o código foi feito em uma biblioteca de programação diferente da utilizada atualmente, tendo sido necessário alterá-lo para a biblioteca certa após uma reunião com a parte da Movimentação.
Movimentação
Sobre a Programação na área da Movimentação — parte do código baseada somente na movimentação do robô —, foram iniciados testes com uma biblioteca de programação a partir de tutoriais de uma equipe campeã mundial da temporada passada; os testes foram eficazes, dando início a calibragem do robô, com o fito de aumentar a precisão na sua atuação; os testes ainda estão em execução, porém evoluindo significamente. Além de uma alteração feita no robô para aumentar a eficiência durante testes.
- Sigla para Science, Technology, Engineering and Mathematics (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) ↩︎